Quest



Associação Brasileira de Franchising - ABF

Quem Somos


A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987. Hoje a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado. Possui mais de 900 associados, divididos entre franqueadores, franqueados e prestadores de serviços que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.

Representada também por uma Seccional no Rio de Janeiro, a ABF conta com o apoio de regionais no Rio Grande do Sul, Interior de São Paulo e Minas Gerais. Ao longo destes anos vem aumentando a sua amplitude de atuação em âmbito nacional e internacional. Nesses anos a entidade dedicou-se à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising. Criou, em conjunto com a FIA/USP, o primeiro curso de MBA de Franquias da América Latina e que em 2011 iniciará a 4ª turma.

Para isso, a Afras realiza diversos eventos de sensibilização – Cafés, Simpósio de RSE, Bazar Beneficente de Natal - e participa ativamente dos principais acontecimentos da ABF, como a Convenção do Franchising e a ABF Expo. Sempre com o objetivo de chamar a atenção das franquias para atuarem dentro dos princípios da responsabilidade social e com a adoção de práticas sustentáveis.

Em 2010 assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, inserindo o franchising na pauta de exportações brasileiras. Também neste ano renovou o convênio com a ApexBrasil, cujo projeto iniciará em 2011 a sua 4ª etapa, contribuindo para o crescimento da exportação do franchising brasileiro.

No panorama internacional, a ABF vem se destacando por seu perfil empreendedor. A associação é membro-fundador do WFC (World Franchise Council), entidade que congrega as mais importantes associações no mundo, bem como da FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias). Integra ainda o quadro da IFA (International Franchise Association), além de ser membro correspondente da Federação Européia de Franchising. Em 2009 passou a ocupar uma cadeira no FIRAE - Forum for International Retail Association Executives.